domingo, 22 de janeiro de 2012

Dark Age – Acedia

Dark Age – Acedia
Laser Company – 2009 - Alemanha

Simplesmente esse CD é um achado. E confesso: nunca tinha ouvido falar nessa banda, que até tem um nome manjado. Logo, o lance vai ser analisar o álbum sem conhecer trabalhos anteriores da discografia considerável do conjunto. Mas para constar: esse aqui saiu em versão nacional pela Laser Company (www.lasercompanymusicstore.com.br), fiquem atentos!
Pois bem: a Dark Age executa uma competente mistura de Heavy Metal com Death melódico, um pouquinho de Gothic e menos ainda de Thrash. Aliás, uma referência (LEVE) que cabe aqui é a Amorphis. A semelhança se dá pela alternância de vocais guturais e limpos, além da beleza e do cuidado com as composições.
Pois é, os riffs lindos, os arranjos trabalhados, as batidas criativas e tudo o mais abrilhantam esse álbum. Não há velocidade extrema aqui e sim, andamentos cadenciados que exibem as estruturas das faixas com poucas mudanças rítmicas. A opção pela sonoridade contemporânea deve agradar bangers que curtem um Metal extremo não muito malvado.
O que incomoda aqui e acolá é o uso de elementos eletrônicos (ouçam o timbre da caixa em “Snake of June”) em dados momentos. Será que havia essa necessidade? Será que não bastava somente o Metal? Usado dessa maneira, o teclado acaba perdendo a força nas músicas. Entretanto, quando usado de maneira tradicional, criam um clima bem mais denso e até depressivo ao disco. Aí está o aspecto positivo.
A porrada de “Acedia” fica por conta de “10 Steps to Nausea”, a mais agressiva do play. Mas entendam essa agressividade de nível 2,5 em escala até 5, ok? É essa tecla que precisa ser novamente batida: o som do conjunto é muito bom, mas não é brutalzão.
A gravação perfeita e o encarte lindo engrandecem ainda mais o trabalho. Enfim, tudo certinho, tudo encaixadinho e limpinho. Uma boa aventura para quem curte barulho e tem mente aberta.

NOTA 8,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário