quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Psychotic Eyes - I Only Smile Behind the Mask

Psychotic Eyes - I Only Smile Behind the Mask
Independente – 2011 – Brasil

Acredito que muitos fãs de metal extremo já tenham conhecido essa banda e ficado perplexos com sua qualidade. Eles estão no meio termo (ou um terço de termo) de Thrash,  Heavy e Death com outros sub-gêneros, mas a mistura soa bastante agradável.
E quase toda a crítica musical que falou do CD, na certa comparou a voz de Dimitri Brandi à de Jeff Walker (Carcass) e Angela Gossow (Arch Enemy). Não é para menos, a semelhança é impressionante! Mas nem isso tira aquele quê de originalidade da Psychotic Eyes, que executa composições intrínsecas, mostrando seu alto nível técnico.
Portanto, o que mais acontece aqui são demonstrações de riqueza musical e domínio instrumental, tudo sem muita velocidade e com alta dose de melodia, enfim, um play cheio de boas estruturas.
Um bom exemplo disso já é a primeira faixa do trabalho – “Throwing into Chaos” –, que já expele toda a criatividade do grupo. Perto do final da canção, um riff surpreende o ouvinte, não só pela bela melodia, mas pelo baixo de Rodrigo Nunes, que dá um verdadeiro show.
Vejam bem: isso é só uma das sete pérolas de “I Only Smile Behind the Mask”. Outras grandes canções, como “Dying Grief” (grande levada e pedais duplos bem encaixados), “Welcome Fatality” (com um trecho cantado em português) e a intensa “I Only Smile Behind the Mask” levam o álbum a uma viagem pela beleza e boa construção musical.
O disco, que teve produção da banda e do guitarrista da Kataklysm J-F Dagenais (que fez um ótimo trabalho, aliás), só saiu em versão virtual (injustiça!) e está disponível nos links abaixo.
O álbum é profundo, denso, e chama a atenção pelos inúmeros arranjos ora melancólicos, ora agressivos. Tem tudo para se tornar cult. Altamente indicado para quem curte um pouco de inovação no som extremo.

NOTA 9,0


Um comentário: